TCE reprova contas do prefeito "empreendedor"

Deoclides Macedo, ex-prefeito de Porto Franco,  foi pego pelo TCE-MA

Deoclides Macedo


O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE), em Sessão Plenária realizada na última quarta-feira (30/01), reprovou as contas do ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT).


De acordo com informações da colenda Corte de Contas, Macedo terá que devolver aos cofres públicos um valor de R$ 253.803,16 e também deverá pagar multas de R$ 65.380,31.


A condenação do ex-prefeito de Porto Franco, cidade que possui 21 mil habitantes e que fica a 700 km da capital, soou muito estranha tendo em vista que ele foi "premiado" pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa (SEBRAE) com o título de "prefeito empreendedor". Registre-se, recebeu pela segunda vez recebeu a "honraria".


A gestão de Macedo teria contribuído para uma educação empreendedora, inovação , compras governamentais e desburocratização da máquina pública, conforme os critérios de premiação do concurso. Só faltou combinar com os auditores do TCE que analisaram as prestações de contas.



A farra na distribuição de títulos de "melhor prefeito"



Em tempo, no Maranhão existe hoje uma verdadeira farra na distribuição de prêmios de "prefeito atuante", "melhor prefeito", "prefeito amigo da criança" e por aí vai. Em verdade, os tais títulos, na maioria das vezes não passam de negociatas com o objetivo apenas de fazer marketing. E detalhe, os "prêmios" são vendidos por instituições que trabalham com publicidade e propaganda. Quem pagar mais, leva!


Em um estado onde a maioria dos municípios são geridos como se fossem parte do patrimônio pessoal de prefeitos e prefeitas estes "prêmios" são um verdadeiro acinte.




Comentários