Um cruzado contra a corrupção

Cruzado
Por Welliton Resende

À princípio,  o tema do ensaio pode dar a entender que alguém se propõe a dar um cruzado (moeda antiga que vigorou no país durante o governo do presidente Sarney) para banir a corrupção reinante em nosso país. Ou então, um soco, utilizando-se do jargão do boxe.

No entanto, a terminologia cruzado refere-se à época medieval das cruzadas. Período em que os povos da Europa realizavam incursões com o objetivo de dominar e subjugar as populações do oriente. Esta, portanto, a utilização contextualizada deste vocábulo, ou seja, um cruzado era aquele indivíduo dotado de paixão, de amor e de lealdade à causa. Um verdadeiro militante.

O termo cruzado foi utilizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro que se intitulava um cruzado na luta contra as desigualdades reinantes em nosso querido e amado Brasil.

Desse modo, utilizando-nos da contribuição de Darcy, sejamos todos uns verdadeiros cruzados contra a praga do século que se chama corrupção. Não há que haver tréguas no combate a este mal, que tanto aflige às nossas populações. E , no Maranhão, tanto acarreta, que nós temos o triste recorde de sermos os maiores exportadores de mão-de-obra que são escravizadas e ultrajadas nos rincões deste País.

O chamamento para o despertar da cidadania conclama a todos: homens, mulheres, jovens, idosos; enfim, a qualquer um que almeje viver em uma terra onde a expressão cidadania possa ser ouvida, entendida e vivenciada em toda a sua plenitude.

Portanto, sejamos todos cruzados contra a corrupção.

Acompanhe Resende no facebook e o siga no twitter

Comentários

  1. Com a Constituição de 1988, chamada de "CONSTITUIÇÃO CIDADÃ", foi possível haver pela 1ª vez na história brasileira, uma legislação democrática garantindo a plenitude dos direitos civis, políticos e sociais no Brasil. O aspecto mais marcante dessa Carta é que os direitos e garantias fundamentais aparecem antes das disposições sobre o funcionamento dos poderes do Estado. Isso significa que o Estado está a serviço dos cidadãos e que esses direitos não podem ser abolidos por ninguém. Em outras palavras, os direitos humanos - civis, políticos e sociais - estão acima do Estado e legalmente defendidos; desta forma, cabe a nós cidadãos e cidadães fiscalizar as ações do Estado no cumprimento de suas funções. Este chamamento para o despertar da cidadania é absolutamente VITAL, para o bem estar da sociedade!
    (Dina Ribeiro)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, participe..., ajude-nos a combater a corrupção no Maranhão.