O que acontece quando um prefeito tem contas rejeitadas pelo TCE?

Por Welliton Resende*


O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), na sessão plenária do dia 26/09/2012, condenou o ex-prefeito de Água Doce do Maranhão, José Eliomar Costa Dias, a repor R$ 132,9 mil aos cofres do município. O Tribunal reprovou as contas do prefeito relativas ao exercício de 2007 por não apresentarem documentação capaz de comprovar qualquer despesa realizada no exercício.


O que a população dever fazer a partir de agora?


O TCE-MA fez a parte dele, agora cabe a comunidade aguadocense fazer a sua. A mobilização da coletividade deve acontecer a partir de agora.


Em relação ao TCE-MA, ocorrerá o seguinte:


1-O ex-prefeito Eliomar, após a publicação da desaprovação das contas no Diário Oficial do Estado, tem o prazo de até 15 dias úteis para entrar com o Recurso de Reconsideração, que será analisado pelos auditores do TCE-MA;


2-Após esta análise, o Parecer Prévio do TCE-MA seguirá para a Câmara Municipal, que é quem vai decidir pela aprovação ou rejeição do relatório (Parecer Definitivo).


É nessa fase, que deve ocorrer a pressão, por parte da comunidade de Água Doce do Maranhão, junto aos vereadores para que estes não derrubem o relatório do Tribunal. 


É de suma importância que as entidades organizadas do município, tais como,  Centro de Direitos Humanos (CDH), associações e sindicatos iniciem um movimento de vigília pela manutenção do relatório. 

A vigília é importante, pois são notórios casos em que ex-prefeitos condenados pelo TCE são absolvidos em função de pagamento de propinas a vereadores. O ultimo caso que nos recordamos ocorreu em um município da região dos lençóis, onde cada vereador recebeu R$ 5.000 para derrubar o relatório do Tribunal.



Agora é a vez da mobilização, ou seja, a população deve-se utilizar de todos os instrumentos de pressão popular existentes. Vale, inclusive, envolver o Ministério Público nessa empreitada.



OBS: As dicas mencionadas valem para os outros 216 municípios do Maranhão.


Resende é ex-auditor do TCE-MA e atualmente é auditor da CGU*

Comentários